Os Currais de Palmas
Currais de Palmas - Vestígios do manejo da paisagem para as lidas campeiras nos Campos Neutrais.
Os Currais de Palmas são estruturas circulares ou quadradas formadas a partir do transplante de palmas de butiá capitata (OLIVEIRA & TEIXEIRA, 2006) ou odorata (DABEZIES, 2015), as quais eram replantadas em sua fase adulta seguindo um alinhamento uniforme para se alcançar a forma e o tamanho desejado. Essa construção requer conhecimento sobre espécie e seu manejo, de forma a garantir a permanência e a durabilidade dessas estruturas na paisagem. Uma das marcas de antropização características dos currais de palmas são os sinais de estrangulamento, deixando o caule mais fino em uma certa altura, indicando o seu tamanho no momento do transplante, ou ainda, o uso de amarras de couro para fazer o fechamento do curral (OLIVEIRA & TEIXEIRA, 2006; DABEZIES, 2015).
O formato e a localização dos currais de palmas sugerem que estes eram usados no manejo do gado, no entanto, a datação da implantação dessas estruturas na paisagem é incerta, podendo ser associada ao transporte e contrabando de gado no período colonial (séculos XVII e XVIII), ou ainda, ao cercamento do gado junto às estâncias ao longo do século XIX. (OLIVEIRA & TEIXEIRA, 2006; DABEZIES, 2015, P. 96). A localização específica desses currais de palmas entre os territórios de Santa Vitória do Palmar, no Brasil, e o Departamento de Rocha na cidade uruguaia de Castilhos, indica que essas estruturas estão associadas ao manejo do gado e às dinâmicas transfronteiriças nos campos neutrais, hipóteses levantadas tanto por pesquisadores brasileiros quanto os uruguaios.
No Brasil, Osvaldo Oliveira e Claudia Teixeira (2006) associam os currais de palmas ao apresamento de gado pelos tropeiros e o estabelecimento de locais estratégicos para a travessia dos campos neutrais. Os pesquisadores acreditam que os currais foram construídos pelos primeiros colonizadores, possivelmente com ajuda com índios Charruas e Minuanos, e seus usos estavam relacionados às lidas campeiras e ao manuseio do gado até o período de exploração das charqueadas.
No Uruguai, Juan Dabezies (2015) apresenta três hipóteses para as funcionalidades dos currais de palmas, a primeira está relacionada ao manejo do gado pelas ordens jesuítas nas Vacarias do Mar a partir de 1679; à segunda remete aos pousos dos tropeiros e contrabandistas em sua logística territorial entre as colônias de Portugal e Espanha, na região dos Campos Neutrais; e por fim, alguns informantes mencionam o uso dos currais de palmas para cercar as plantações de milho protegendo-as de predadores. Esse pesquisador afirma que o transplante das palmas exigia “conocimientos y habilidades sobre la ecología de la palmas, más concretamente sobre el trasplante de palmas adultas, el manejo del ganado vacuno y las formas de movilidad transfronteriza de ganado. (DABEZIES, 2015, p. 98)
DA ROSA, Estefania Jaekel. Relatório de Avaliação de Impacto na Área do Implantação do Complexo Eólico Canelões, município de Santa Vitória do Palmar, RS. (2020)