Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico Loteamento Carolina II - Ivoti-RS
O Loteamento Residencial Carolina II será instalado no município de Ivoti, Estado do Rio Grande do Sul. A área total do Loteamento apresenta 85.142,69 m² onde se pretende implantar 120 lotes residenciais, e ainda, áreas verdes de preservação, áreas de uso público e APPs. A poligonal do empreendimento faz divisa com áreas de remanescente florestal ao norte e oeste, ao leste com as ruas Érico Veríssimo e Teobaldo Klein, e ao sul com a rua Vinte e Cinco de Julho.
A paisagem local é composta por condomínios residenciais e ruas asfaltadas nas porções norte e leste do empreendimento. Já as porções oeste e sul preservam áreas de mata nativa. A área do empreendimento se mostra predominantemente coberta por campo sujo, com manchas de vegetação exótica e mata nativa na porção central e fragmentos de Mata Atlântica na divisa Oeste. Conforme observamos, a área foi explorada para silvicultura ao longo dos anos e, após o término das atividades e extração dos eucaliptos, o terreno ficou abandonado e a vegetação foi aos poucos se regenerando, criando assim uma mescla de campos sujos e capões de mata em regeneração. Destacam-se na ADA exemplares de espécies protegidas como o coqueiro de Jerivá e a araucária (Araucária Angustifólia), os quais serão preservados.
O plano metodológico aplicado no levantamento prospectivo sistemático na área de implantação do futuro Loteamento Residencial Carolina II seguiu a proposta metodológica de cobertura total do terreno (full-coverage survey), com a realização de uma prospecção arqueológica sistemática intensiva. Cabe ressaltar que das 31 intervenções propostas no projeto, apenas uma não foi acessada devido à vegetação densa e a presença de abelhas no local. As demais foram todas acessadas, sendo que 26 foram executadas e 4 foram analisadas superficialmente, devido à presença de rochas em superfície. Por fim, cabe ressaltar que os trabalhos de campo realizados na área de implantação do futuro Loteamento não identificaram bens culturais ou arqueológicos.