top of page

Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área de Implantação do Loteamento Cruz Alta




O Loteamento Cruz Alta em um empreendimento de infraestrutura para a construção de unidades residenciais, que abrange uma área de 35,8 hectares. A área do empreendimento situa-se às margens da BR 158, no bairro Conceição, no município de Cruz Alta. A atividades previstas para execução das obras consistem em terraplanagem, pavimentação, instalação de rede de água, elétrica, drenagem, esgoto sanitário e outros equipamentos urbanos.
As pesquisas arqueológicas foram realizados entre os dias 11 e 12 de abril de 2023 pelo arqueólogo coordenador de Campo Átila Perillo Filho e o arqueólogo Bruno Luiz dos Reis, acompanhados por dois auxiliares de campo. A metodologia desenvolvida seguiu a proposta previamente aprovada pelo IPHAN, contemplando a vistoria de 70 pontos e a abertura de poços-teste com distanciamento médio de 50 metros.
A paisagem da área do empreendimento é homogênea, caracterizada pelo plantio da monocultura de soja, destacando-se uma faixa de vegetação nativa, ciliar a um pequeno curso d’água, composta por remanescente de florestas ombrófilas com alto índice de samambaias e outras vegetações nativas. Não existem benfeitorias no terreno, de modo que do ponto central é possível observar toda extensão da poligonal do empreendimento.
De acordo com o CNSA e fontes secundárias, não existem sítios arqueológicos registrados na área de influência direta do empreendimento. Em vista disso, o Loteamento não apresenta riscos de impactos a bens culturais e arqueológicos.
Dentre os bens de insteresse histórico e cultural do município identificamos os segmentos de uma linha férrea que se bifurca e percorre a região central da área urbanizada do município (Linha ALLMS), contudo, todos os trechos da ALLMS estão distantes mais de 2 km da área do loteamento e não serão impactados pela construção do loteamento. Já as edificações históricas estão localizadas na região central de Cruz Alta, caso do Museu Casa de Cultura Érico Veríssimo e a sede da antiga Estação Férrea Municipal, que também estão distantes da área de impacto do loteamento.

Galeria

bottom of page