Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área de Implantação do Loteamento Residencial Boulevard Osório, Município de Osório, RS.
O Loteamento Residencial Boulevard Osório consiste em parcelamento de solo para fins residenciais e mistos, o qual será implantado na Avenida Bosques de Albatroz, esquina Rodovia ERS 030, no município de Osório, Estado do Rio Grande do Sul. O terreno possui uma área total de 10,05 hectares, onde serão construídos 165 lotes. As pesquisas arqueológicas de campo foram realizadas nos dias 17 e 18 de novembro de 2022 pelo arqueólogo Átila Perillo Filho e a arqueóloga coordenadora Estefania Jaekel.
A área do empreendimento é dividida pela Avenida Bosques de Albatroz formando duas poligonais que apresentam características ambientais distintas. A oeste faz divisa com a ERS 030, a leste com residências e propriedades particulares, a norte e sul apresenta banhados e áreas de vegetação nativa. A paisagem na área da poligonal 01, à esquerda da Av. Bosques de Albatroz, apresenta uma mescla de campos sujos cobertos por vegetação rasteira e arbustiva, bem como o plantio de espécies de pinus em diferentes estágios de crescimento, inclusive com áreas já desmatadas com resquícios de galhos e troncos em superfície. No limite sul observamos ainda um cordão de mata nativa, seguido de um banhado coberto por vegetação arbustiva e juncais, associados a um curso d’água que passa ao fundo do terreno. Já na paisagem da área da poligonal 02, à direita da Av. Bosques de Albatroz, predomina a vegetação rasteira e arbustiva de campo sujo, com algumas espécies de arbórea em estágio inicial de regeneração, taquarais e ao fundo um banhado que se divide com a ADA por um canal.
O plano metodológico aplicado no levantamento prospectivo sistemático na área de implantação do futuro Loteamento Boulevard Osório seguiu a proposta metodológica de cobertura total do terreno (full-coverage survey), com a realização de uma prospecção arqueológica sistemática intensiva. O método foi executado em toda a área do empreendimento, com execução de 30 intervenções de 50 em 50 metros na ADA, alcançando a profundidade máxima de 1 metro.
De acordo com o CNSA e fontes secundárias, os sítios mais próximos estão em um raio superior à 5 km da área do empreendimento. Em vista disso, o empreendimento não apresenta riscos de impactos a bens culturais e arqueológicos.