Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área do Instituto Educacional IDEAU, Bagé/RS
O Instituto Educacional Bagé - IDEAU está localizado na Av. General Artigas no bairro Tiaraju, município de Bagé – RS, com acesso pela BR 473, ou ainda pela BR 153, Rodovia Transbrasiliana. A área destinada ao empreendimento possui 19,94 hectares, na qual 6,9 ha já foi aterrada e possui prédios construídos para o funcionamento da instituição. A edificação possui dois pavimentos constituída por biblioteca, salas administrativas, salas de coordenações, espaço de convivência e instalações sanitárias. Os estudos para Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área de implantação deste empreendimento foram realizados no dia 17 de fevereiro de 2022, atendendo às solicitações do Termo de Referência TRE nº 125 IPHAN-RS, após obtenção da portaria em 14 de fevereiro de 2022.
As pesquisas arqueológicas de campo desenvolvidas na área do Instituto Educacional Bagé- IDEAU, localizada no município de Bagé, RS, foram realizadas no dia 17 de fevereiro de 2022 pelo arqueólogo Freddy Bager Júnior, acompanhado por um auxiliar de campo e sob a coordenação de campo do arqueólogo Átila Perillo Filho e Coordenação Geral da arqueóloga Estefania Jaekel. Como a ADA do empreendimento já foi impactada pelas obras de implantação dos prédios, estando integralmente aterrada, com arrumamentos e edificações, os estudos interventivos foram realizados nas áreas da AID que integram o terreno licenciado para implantação do Instituto. A metodologia desenvolvida seguiu a proposta apresentada no projeto (PAIPA), previamente aprovado pelo IPHAN, contemplando a abertura de 24 poços-teste com distanciamento médio de 50 metros entre si.
A paisagem na área do empreendimento é caracterizada pela presença de coxilhas, campos cobertos por gramíneas rasteiras utilizados para a pastagem, áreas em descanso, cobertas por vegetação arbustiva típicas de campo sujo, e áreas com solo exposto pelo arado, em preparo para plantio. O terreno apresenta uma estrutura já construída, com prédios, vias de acesso, estacionamentos além das construções voltadas para o trato com animais. No geral a área encontra-se impactada pelas construções e por processos de lixiviação, que causam a erosão do solo em diversos pontos, alterando assim a estrutura do terreno e sua cobertura vegetal.
Por fim, as pesquisas desenvolvidas na área do empreendimento não evidenciaram vestígios arqueológicos, tampouco indicadores de potencial de impacto a bens patrimoniais. Em vista disso, as intervenções realizadas não apresentam indicativos de sítios arqueológicos pré-coloniais ou históricos, conferindo, portanto, baixo risco de impacto ao Patrimônio Arqueológico.