top of page

Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área do Loteamento Bagé

O Loteamento Bagé consiste na área de implantação de infraestrutura para a construção de 645 lotes residenciais, que abrange uma área de 24,7 hectares. A área do empreendimento situa-se no bairro Passo das Pedras, no município de Bagé, RS.
As pesquisas arqueológicas de campo foram realizadas no dia 13 de abril de 2023 pela arqueóloga coordenadora Estefania Jaekel e a arqueóloga Susana Dode. A metodologia desenvolvida seguiu a proposta previamente aprovada pelo IPHAN, contemplando a abertura de 41 poços-teste com distanciamento médio de 50 metros.
A área do empreendimento consiste em uma propriedade rural dedicada à pecuária de bovinos e equinos, localizada no limite urbano do bairro Passo das Pedras, município de Bagé, com acesso pela Avenida Astrogildo Amaral. A paisagem apresenta relevo levemente ondulado, coberto por vegetação rasteira, com alguns capões de mata arbórea nativa e espécies arbóreas exóticas isoladas. Destaca-se na área uma residência com galpões na divisa Leste do terreno, local com mais alterações antrópicas.
As pesquisas de campo não apresentaram nenhum indicativo ou vestígio arqueológico pré-colonial ou histórico, bem como não foram identificadas áreas de interesse histórico e cultural. De acordo com o shapefile disponibilizado pelo CNSA, os sítios arqueológicos registrados no município de Bagé estão fora da área de impacto do empreendimento, sendo os mais próximos situados a mais de 5 km da área, não havendo previsão de impacto sobre bens registrados. Por fim, compreendemos o empreendimento apresenta baixo risco de Impacto ao Patrimônio Arqueológico.

Galeria

bottom of page