top of page

Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área do Loteamento Fazenda IV, município de São Lourenço do Sul, RS

O Loteamento Fazenda IV consiste em um empreendimento imobiliário de uso residencial, o qual será implantado às margens da Laguna dos Patos e do Arroio São Lourenço, no município de São Lourenço do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul. O terreno possui uma área total de 7.827 hectares, onde serão construídas casas de médio padrão. O entorno da área destinada ao condomínio encontra-se totalmente antropizado, com aglomerações urbanas regulares e áreas de plantio.
As pesquisas arqueológicas de campo desenvolvidas na futura área de instalação do Loteamento Fazenda IV foram realizadas no dia 13 de agosto de 2022 pelos arqueólogos Átila Perillo Filho e Estefania Jaekel, acompanhados de dois auxiliares de campo. A metodologia previa a vistoria de 30 pontos com distanciamento médio de 50 metros, no entanto, 3 pontos não foram acessados e 2 foram analisados superficialmente, devido ao acúmulo de água nessas áreas exploradas para o plantio de arroz.
A paisagem na área do empreendimento apresenta duas caracterizações distintas, a porção norte apresentou solo arado alagado em diversos pontos, enquanto a porção sul é coberta por vegetação rasteira utilizada para a pastagem de gado. No limite sul observamos a presença de capões de mata nativa, enquanto a divisa norte apresenta áreas de reflorestamento de eucaliptos.
Destaca-se na paisagem do entorno o casarão sede da antiga Fazenda do Sobrado, distante 245 metros em direção noroeste da ADA do Loteamento Fazenda IV. O imponente prédio é considerado uma das primeiras edificações do município de São Lourenço, e tornou-se famoso por abrigar a família de Bento Gonçalves, um dos líderes da revolução farroupilha, tendo servido para abrigar as mulheres dos aliados e reunir o alto comando da guerra Farroupilha.
A origem da Fazenda do Sobrado está ligada a uma grande extensão de terras que abrangia os limites do Rio Camaquã e Turuçu, fazendo parte da sesmaria do Capitão Joaquim Gonçalves da Silva. As terras da Fazenda do Sobrado foram deixadas de herança para Ana Joaquina Gonçalves da Silva (Donana), incluindo as “porções de terras situadas à margem direita do rio Camaquã, até o arroio hoje conhecido como São Lourenço” (FUCKS, 2019, p. 87).
A propriedade possui atualmente 300 hectares e funciona como uma barreira antrópica, marcando o início da área urbanizada do município. Seus limites são marcados pelo arroio São Lourenço e a Lagoa dos Patos, possuindo uma orla de aproximadamente 3 km na lagoa. A Fazenda do Sobrado aparece como um dos principais destinos turísticos de São Lourenço do Sul, não apenas pelos atrativos rurais, mas também pelo apelo patrimonial, “o patrimônio edificado em destaque na propriedade é sua construção-sede: um sobrado (prédio de dois pavimentos) de reconhecido valor histórico-cultural, que teria sido construído por escravos no final do século XVIII” (FUCKS, 2019, p. 85).
Apesar de apresentar um alto potencial arqueológico (que está vinculado diretamente à presença da sede Fazenda do Sobrado), a área do Loteamento Fazenda IV apresentou baixo potencial arqueológico, uma vez que as análises da paisagem e abertura de intervenções na ADA não apresentaram vestígios que pré-coloniais ou históricos na área de estudo. Além disso, a área do empreendimento se mostrou altamente impactada por atividades agrícolas e pastoris.

Galeria

bottom of page