Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área do Loteamento Residencial Feltrin, Farroupilha-RS
O Loteamento Residencial Feltrin consiste em um empreendimento imobiliário de uso residencial, o qual será implantado às margens da Estrada Morro do Macaco, no município de Farroupilha, na mesorregião Nordeste Rio-Grandense. O terreno possui uma área total de 15,9 hectares, onde serão construídos 113 lotes residenciais.
As pesquisas arqueológicas de campo na futura área do Loteamento Residencial foram realizadas no dia 03 de agosto de 2022 pelos arqueólogos Átila Perillo Filho e Estefania Jaekel. A metodologia desenvolvida seguiu a proposta previamente aprovada pelo IPHAN, contemplando a vistoria de 44 pontos e a abertura de poços-teste com distanciamento médio de 50 metros. Para divulgação foram realizadas visitas às áreas de interesse cultural de Farroupilha, entrevistas e entrega de folders para a comunidade do entorno.
A paisagem na área do empreendimento alterna entre áreas cobertas por vegetação rasteira característica de campo sujo e áreas com cobertura arbórea florestal mista, com presença de espécies nativas e exóticas. A vegetação rasteira e arbustiva está presente nas áreas central e sul do empreendimento, que anteriormente eram utilizadas para o manejo de parreirais de uva e kiwi, sendo que alguns locais observamos também o cultivo recente de milho. No limite sul predomina uma vegetação arbórea nativa em estágio avançado de regeneração, com relevo íngreme e grandes afloramentos rochosos em superfície. Na porção norte verificamos uma mescla de vegetação arbórea nativa e exóticas de reflorestamento (pinus e eucalipto), com presença de araucárias nas áreas próximas a uma nascente.
As pesquisas desenvolvidas na Área Diretamente Afetada pelo Loteamento Residencial Feltrin não apresentaram vestígios arqueológicos durante o levantamento interventivo. A área em geral se mostrou alterada por processos antrópicos, como o cultivo de kiwi, uva e milho e o plantio de espécies arbóreas exóticas de reflorestamento. Destacam-se na área, no entanto, dois locais com estruturas materiais, o primeiro consiste em parte de cerca de pedra, que devia servir como antigo demarcador de propriedade. O segundo consiste em parte da antiga linha férrea que fazia conexão com a Estação Nova Sardenha, localizada há aproximadamente 4 km da área do empreendimento. As duas áreas potenciais foram identificadas na porção norte do empreendimento, próximo à estrada morro do macaco VRS-813, local que não sofrerá impacto pela implantação dos lotes.