Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Área do Loteamento Residencial Piemonte, município de Caxias do Sul, RS.
O Loteamento Residencial Piemonte consiste em um empreendimento imobiliário de uso residencial, o qual será implantado às margens da Estrada ERS-122, no município de Caxias do Sul, na mesorregião Nordeste Rio-Grandense. O terreno possui uma área total de 178.153,82 m², onde serão construídos 199 lotes urbanos.
As pesquisas arqueológicas de campo desenvolvidas na área de implantação do futuro Loteamento Residencial Piemonte foram realizadas entre os dias 02 e 04 de agosto de 2022 pelos arqueólogos coordenadores Átila Perillo e Estefânia Jaekel, acompanhados por dois auxiliares de campo.
A paisagem na área do empreendimento é predominantemente coberta por vegetação arbórea e arbustiva nativa, característica da floresta Ombrófila mista, em diferentes estágios sucessionais, apresentando maior impacto nas porções leste e central, onde se encontra em estágio inicial de regeneração, devido à exploração recente para o plantio de acácias e videiras, e a mescla com espécies exóticas. Já a porção oeste do terreno apresenta vegetação florestal em estágios médio e avançado de regeneração, com presença predominante de espécies nativas. A porção inicial do terreno se mostra mais antropizada, com a presença de casas e galpões e utilizada para a pastagem de gado, caracterizando-se por uma área de bosque coberto por gramíneas e espécies arbóreas nativas e exóticas esparsas.
O entorno da área do empreendimento apresenta pouco adensamento urbano, predominando as características essencialmente rurais, formadas por pequenas chácaras de cultivos diversos. O bairro mais próximo é o Pedancino, situado a leste do empreendimento na outra margem da ERS-122, consiste em um pequeno povoado em torno da Igreja Nossa Senhora do Pedancino, com exemplares das antigas casas de fundação de pedra e madeira típicas da colonização italiana.
O plano metodológico aplicado no levantamento prospectivo sistemático na área de implantação do Loteamento Residencial Piemonte seguiu a proposta metodológica de cobertura total do terreno, com a realização de uma prospecção arqueológica sistemática intensiva de média intensidade, com a abertura de poços-teste de 50 e 50 metros. O método foi executado em toda a área diretamente afetada pelo empreendimento, procedendo a escavação de 60 poços-teste na área onde serão instalados os lotes, com intervenções que alcançaram a profundidade máxima de 77 cm. Um dos principais fatores que influenciaram no encerramento das intervenções foi a presença de uma formação rochosa sedimentar com coloração bege amarelada e facilmente decomposta, bem como a presença de raízes devido à cobertura florestal.
As pesquisas realizadas na Área Diretamente Afetada pelo empreendimento não identificaram nenhum vestígio arqueológico no local, o qual apresentou condições ruins de acesso e deslocamento e baixa visibilidade de superfície devido à cobertura vegetal predominantemente florestal. Destaca-se na área as modificações antrópicas realizadas na área do potreiro consolidado, onde estão presentes duas edificações, que segundo os moradores possuem cerca de 40 anos, os galpões, estábulos e os campos e bosques explorados para a criação de animais. Já a porção Oeste do terreno não sofrerá impactos pelo empreendimento, devido à presença de espécies nativas do bioma Mata Atlântica, pois segundo o Laudo de cobertura vegetal, as espécies em estágio avançado de regeneração não podem sofrer manejo e alterações.
Apesar da área de estudo ter apresentado baixo potencial arqueológico, o município de Caxias do Sul possui um vasto Patrimônio Arqueológico, com diversos sítios de Tradição Taquara composto por casas subterrâneas registrados no município. Nas imagens a seguir apresentamos um resumo sobre as pesquisas arqueológicas realizadas em Caxias do Sul.
Bibliografia sugerida:
BEBER, Marcus Vinícius. O sistema de assentamento dos grupos ceramistas do planalto sul-brasileiro: o caso da tradição Taquara/Itararé. 2004. Tese de Doutorado. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Disponível em: http://www.anchietano.unisinos.br/publicacoes/textos/beber2004/beber-2004.PDF
CORTELETTI, Rafael. Casas subterrâneas em Caxias do Sul: conservação, distribuição e implantação. 2006. Dissertação de Mestrado. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Disponível em: https://www.academia.edu/en/73337080/Casas_Subterr%C3%A2neas_Em_Caxias_Do_Sul_Conserva%C3%A7%C3%A3o_Distribui%C3%A7%C3%A3o_E_Implanta%C3%A7%C3%A3o
CORTELETTI, Rafael. Patrimônio arqueológico de Caxias do Sul. Nova Prova Editora, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Rafael-Corteletti/publication/286926172_Patrimonio_Arqueologico_de_Caxias_do_Sul/links/567019ad08ae5252e6f1d144/Patrimonio-Arqueologico-de-Caxias-do-Sul.pdf