Relatório de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área de Implantação da UTE Farroupilha, Município de Charqueadas, RS.
O empreendimento UTE Farroupilha consiste em uma Central Termelétrica de ciclo combinado, incluindo Gasoduto e Linha de Transmissão. A UTE Farroupilha abrangerá uma área de aproximadamente 10 hectares e será implantada em uma área não urbanizada, com acesso pela Rodovia Federal Presidente Dutra - BR290 / Rodovia Estadual RS-401, localizada na Rua Nelson Grings no Município de Charqueadas, Estado do Rio Grande do Sul. A ADA está localizada a cerca de 1 km do arroio dos Ratos, no qual será realizado a captação de água. A futura UTE está próxima a diversos centros de carga supridos na tensão de 69 kV e 230 kV, e próxima ao sistema da Rede Básica em 500 kV que converge para a subestação de Gravataí, ELETROSUL.
Os estudos para Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área onde será implantada a UTE Farroupilha, no município de Charqueadas-RS foram realizados entre os dias 3 e 4 de janeiro de 2023. Os estudos contemplaram a vistoria e abertura de poços-teste em 55 pontos , análise da paisagem e extroversão do conhecimento com a comunidade do entorno.
A vistoria na área de acesso à adutora, que irá conectar a UTE com o arroio dos Ratos, apresentou uma área de potencial histórico, com uma figueira e um umbu de grande porte associados à um bambuzal, geoindicadores que se destacaram na paisagem. A análise superficial no local revelou a presença de diversos fragmentos de louças e vidros históricos aflorados em superfície, bem como alguns vestígios de artefatos líticos lascados. Como o município não possui sítios arqueológicos cadastrados no CNSA, indicamos o cadastro da área de interesse multicomponencial com a denominação "Charqueadas 01".
O sítio arqueológico multicomponencial Charqueadas 01 foi acessado por uma estrada interna localizada a sul, fora da poligonal da ADA. A área no entorno apresentava sedimento exposto pela ação do arado, facilitando a boa visibilidade da superfície, que evidenciava vestígios de materiais construtivos aflorados e descontextualizados, possivelmente provenientes de alguma estrutura já demolida. Seguindo pela área arada identificamos também alguns fragmentos de louças e vidros dispersos, apontando um indicativo da presença de lixeira doméstica associada a uma antiga edificação que deveria existir no local, bem como alguns artefatos líticos. O sítio está localizado em uma área de alta vertente, associada ao curso do Arroio dos Ratos, sob coordenada central UTM 22J 442961/6684787. A poligonal delimitada considerou os geoindicadores presentes no local (Umbu e figueira) e as ocorrências arqueológicas dispersas pelo arado, totalizando uma área de 3.080 m². Ao total foram registradas 6 áreas de ocorrências afloradas pelo arado, o que resultou na coleta amostral de 26 fragmentos de louça, 8 fragmentos de vidros e 10 artefatos líticos.
Como o sítio está localizado fora da área do empreendimento, compreendemos que ele não está sob risco de impacto direto. Contudo, devido à proximidade com a área de circulação de equipamentos na fase de obras, indicamos a sinalização do perímetro de dispersão de ocorrências arqueológicas, bem como o cadastro do sítio no IPHAN para garantir a preservação do bem.